top of page

Acordeon ou Sanfona?


As pessoas sempre perguntam sobre a diferença entre acordeon e sanfona.

Não existe diferença física entre os dois nomes. Os dois nomes se referem ao mesmo instrumento.

Depende da região do Brasil. Nordeste e norte chamam Sanfona, mais abaixo no sudeste Acordeon, e no sul Acordeona ou Gaita.

Existem algumas diferenças entre os acordeões. O que ensinamos em nossa escola é o Acordeon piano, porque tem teclas de piano, e o som dele é cromático, quer dizer, cada tecla vizinha tocada para cima ou para baixo aumentam ou diminuem meio tom.

Existe acordeon cromático onde a mão direita tem botões que combinam com as teclas branca e pretas do piano. Eles também podem ter os nomes indicados acima. No nordeste é muito comum um acordeon de oito baixos chamado de Pé de Bode. Ele pode ter teclas de piano ou botões, mas não é cromático, quer dizer, você aperta um certa tecla abrindo o fole e tem um som, apertando a mesmo tecla e fechando o fole o som muda. Chamam se voz trocada. Também existe a Gaita Ponto no sul que tem a voz trocada como o Pé de Bode.

Todos eles têm algo em comum. O lado esquerdo, onde estão os baixos, é exatamente igual, só variando de acordo com o tamanho dos instrumentos. Quanto mais baixos, maior o tamanho. Variam de 8 a 120 baixos. O maior, de 120 baixos, chega a pesar 13 quilos.


502 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page