Uma pergunta muito frequente entre os alunos iniciantes em música é:
“Este acorde é maior, menor ou bemol?”
Um acorde pode ser maior ou menor, mas quando falamos de bemol não estamos nos referindo ao tipo de acorde, mas sim a uma nota musical. Um acorde pode ser por exemplo, mi bemol maior (Eb) ou mi bemol menor (Ebm), mi maior (E) ou mi menor (Em).
No acorde Ebm (mi bemol menor), o “Eb” diz que o acorde é um Mi Bemol, e a letra “m” diz que é um acorde menor. Portanto o acorde é um mi bemol menor.
Se for Eb sem a letra “m”, então teremos um mi bemol maior.
O mi bemol é a nota principal dos acordes Eb (mi bemol maior) e Ebm (mi bemol menor), é a primeira nota e tem o nome de tônica. Uma tríade (tríade = acorde de 3 notas), é formada por tônica, terça maior ou menor e quinta justa. Digo que um acorde tem nome e sobrenome, a tônica, nota principal, dá o primeiro nome ao acorde, depois disto vem o sobrenome, que é a indicação de menor ou maior. Se tem “m” (minúsculo) é menor, se não tem “m”, é maior. Alguns músicos e professores também indicam com “M” maiúsculo um acorde maior, neste caso: EbM = mi bemol maior.
Nos acordes E (mi maior) e Em (mi menor) a nota principal, a tônica, é o mi e não o mi bemol.
Então teremos:
Eb = mi bemol maior, formado pelas notas mi bemol, sol e si bemol.
Ebm = mi bemol menor, formado pelas notas mi bemol, sol bemol e si bemol.
E = mi maior, formado pelas notas mi , sol sustenido e si.
Em = mi menor, formado pelas notas mi, sol e si.
E assim teremos para cada nota musical (do, ré, mi, fa, fa sustenido, sol, la bemol, etc...) uma combinação com outras duas notas que formará uma tríade (acorde de 3 notas) maior ou menor.
“Então uma tríade só pode ser maior ou menor, não existem mais tipos de tríades?”
Existem ainda as tríades diminutas e aumentadas, mas isso explicarei em outro post.
Se houver dúvida sobre este assunto, ou mesmo outras perguntas sobre teoria musical, deixe um comentário, sua dúvida pode ser um tema interessante para o próximo post.
Commenti